Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Tecnologia até cair. Testes, tendências e a melhor forma de pôr os gadgets ao nosso serviço.
XBOX ONE
Testámos a nova consola Xbox One e comparamos com a rival da Sony, a mais pequena e ágil Playstation 4.
João Tomé
A grande rival da Playstation 4 (PS4) chegou em setembro a Portugal com argumentos forte e uma melhoria nos gráficos dos jogos de assinalar. A Xbox One, da Microsoft, é mais um capítulo na renhida luta de consolas entre a japonesa Sony (com a sua PS4 há vários meses à venda em Portugal) e a norte-americana Microsoft.
Um pouco maior do que a PS4, e sem a vantagem de colocar no modo ‘torre’, a Xbox One parece mais silenciosa quando está ligada e tem argumentos para ser um aparelho ‘rei’ do entretenimento da sala. A consola da Microsoft para além de ser para jogar (sozinho ou em rede) tenta juntar a TV por cabo (algo que não foi fácil de conseguir neste teste), o streaming de vídeo e até a facilidade com que se ouve música (o que, depois de 30 dias experimentais, tem custos para o utilizador), tudo no mesmo aparelho. Faltou-nos neste teste a câmara Kinect, de segunda geração, que não nos foi fornecida.
Testámos a Xbox One com um dos jogos mais populares, a versão mais recente de Assassin’s Creed, da Ubisoft. Nele somos um pirata nas Caraíbas pronto para matar de forma a conseguir um barco e tripulação.
Os gráficos incríveis mostram a evolução que se tem assistido no mundo das consolas, num jogo repleto de escolhas, níveis e locais escondidos e com preço acima dos 60 euros. Os extras online como o Xbox Live Gold têm um custo mensal a rondar os seis euros mas são importantes para jogar em rede (acção multijogador), fornecendo ainda um jogo gratuito por mês (nenhum dos mais desejados) e descontos.
Bem mais rápida, intuitiva e superior a nível gráficos à anterior, a Xbox 360, a Xbox One inclui leitor de Blu-Ray e é conhecida por ter mais jogos do que PS4. A rival da Sony ganha nas dimensões da consola e na facilidade de colocação na sala mas perde no ruído da ventoinha e nas potencialidades multimédia.
Com o novo jogo FIFA 15, a Xbox One custa €399, um valor semelhante à PS4.